O cenário político-cultural em Cametá, como na maior parte da Amazônia brasileira está literalmente embriagado pelo pela enxurrada de lixo cultura e pausterização político-alienante dos conglomerados (pequenos, médios e grandes) do "setor de divertimento de massas".
Aparelhagens, trios elétricos, abadas, prostituição infanto-juvenil, tráfico-consumo de drogas (i)legais, violência física, mental e simbólica são palavras chaves do “projeto cultural” da gestão democrata em Cametá, reproduzindo a fina flor do paradigma capitalista-neoliberal, gestada em Cametá pelo Secretário de (anti) Cultura Dimitrius Valente, sobrinho do prefeito DEMOcrata Waldili Valente, que responde nas justiças estaduais e federal por diversos processos entre os eleitorais e às improbidades administrativas.
Na CONTRA MARÉ disso tudo, sobretudo do consumismo desnorteado de qualquer nível de consciência ambiental ou econômico-social, o Coletivo Brigada Cabana do MTL-PA (www.terratrabalhoeliberdade.blogspot.com; brigadacabana@yahoogrupos.com.br) vem realizando diversas atividades de rebeldia consciente e afirmação histórico-política e social dos valores e tradições culturais-ancestrais dos povos da Amazônia Tocantina, nos divorciando das reproduções acríticas & alienantes da cultura de massas etnocida.
O CINEMA POPULAR ROSA LUXEMBURGO “É Preciso Ter Consciência Para Ter Coragem” tem sido uma poderosa ferramenta de contra-hegemonia em nossa região.
Com algumas dificuldades para garantir os equipamentos e/ou energia elétrica de qualidade que suporte o data show, pc´s, etc., que via de regra tem sido garantidos através de parceiras com a UFPA-Cametá, na gestão do Prof. Dr. Gilmar Pereira.
As apresentações ocorrem sempre em espaços de resistência política como Acampamentos e Assentamentos ou em áreas públicas.
O CENTRO DE MÍDIAS & BIBLIOTECAS LIVRES, já possui um acervo de mais de 2000 arquivos físicos, entre livros, periódicos, gibis, vinis, CD´s DVD´s, além de mais de 02 terabytes de mídias digitais.
Muito em breve teremos o reforço de acervo digital através da parceria com a Rede do Festival Latino Americano de Cinema Obreiro de Minas Gerais – Rede FELCO (http://redefelcominas.ning.com/) & Festival Imagem-Movimento – FIM (http://www.overmundo.com.br/guia/festival-de-imagem-movimento-fim).
Em outubro lançaremos nosso primeiro documentário da Ocupação Resistência Cabana dos Castanhais - RCC, comemorativo pelo aniversário de 04 anos de lutas completos em 17 de outubro de 2010!
As imagens & entrevistas foram produzidas pelo cineasta libertário Augusto Pessoa Lobo, ou simplesmente Tuto (http://negraface.blogspot.com; negraface@gmail.com) e ainda estão em fase se edição.
Nossa próxima apresentação será nessa sexta-feira 13 de agosto, na Praça São João Batista, em frente ao decaído e despedaçado cais, horário: boca da nuite! (a partir das 19h)
Apresentações:
Banda Slow Motion & Resistência Cabana
Grupo de Hip-Hop Guerreiros da Periferia – GDP
Cinema Popular Rosa Luxemburgo
Solos de Sax e outros metais;
Sarau cultural livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário